Brocas Odontológicas Brocas Odontológicas

Brocas Odontológicas: Conheça as principais classificações

5 minutos para ler

O universo de brocas odontológicas é composto por centenas de variações de modelos que aumentam a cada ano, por isso, cabe ao cirurgião-dentista conhecer todos os tipos presentes no mercado para maximizar as chances de sucesso dos tratamentos.

Por essa razão, listamos as principais diferenças de classificações que existem no mercado, desde o tipo de material até as diferenças de cores adaptados para necessidades distintas diferentes.

Em meados dos anos 80, as principais instituições odontológicas do mundo unificaram as brocas odontológicas sob um nomenclatura comum, através de uma classificação universal que estão incluídas nas especificações da American Dental Association (ADA) e nas normas ISO.

Tipos de Brocas Odontológicas:

Brocas Carbide (ISO 500):

As brocas carbide são feitas de aço inoxidável e carbureto de tungstênio sintetizado, que possibilita um corte mais eficiente, reduzindo as vibrações e consequentemente as fraturas.

Essa broca é utilizada geralmente para remoção de cáries e para criar o formato do contorno inicial no dente ou para penetrar no teto da câmara pulpar e removê-la.

Brocas Diamantadas Odontológicas (ISO 806):

As brocas diamantadas são conhecidas pela sua precisão, qualidade e resistência. Essa broca é mais utilizada em procedimentos considerados mais complicados sobre resinas, ligas duras e cerâmicas.

As pontas diamantadas são usadas para desgastar o esmalte e a dentina, com a ajuda de turbinas e motores em baixa, média e alta rotação. No caso do procedimento de alta velocidade é recomendado utilizar jatos de água para evitar o aumento da temperatura durante o atrito.

Broca Transmetal:

A broca transmetal se apresenta como uma excelente opção para a realização de cortes, por isso, geralmente é utilizada em pacientes que possuem dentes com restaurações em amálgama ou casquetes de metal com porcelana.

Sua composição é feita a partir de aço carbide, usualmente de alta rotação e em formato cilíndrico ou pera. Outra grande vantagem da broca transmetal é o seu pescoço extra longo que permite uma clara visualização do dente durante o procedimento.

Classificação das brocas odontológicas por tipo de haste:

Brocas FG (Friction Grip):

As brocas FG utilizadas em canetas de alta rotação. Geralmente possuem o diâmetro de 1,6 mm e o seu comprimento é definido pelo ISO, seguido do número 3XX (por exemplo, ISO 313, ISO 314, ISO 315, ISO 316). Vale ressaltar que o comprimento varia de acordo com o tipo e o método de corte.

Broca Odontlógica FG

Brocas CA ou RA (Right Angle):

As brocas CA possuem um tamanho intermediário e são usadas em contra ângulos. Geralmente possuem um diâmetro de 2,35 mm e o comprimento é definido pelo ISO, seguido do número 2XX (por exemplo, ISO 204, ISO 205, ISO 206). Vale ressaltar que o comprimento varia de acordo com o tipo e o método de corte.

Dental Tiradentes

Uma maneira fácil de identificar a Broca CA é observar no final do seu cabo uma haste que permite o encaixe no contra ângulo.

Broca Odontlógica CA

Brocas PM ou HP (Hand Piece)

As brocas PM possuem um tamanho maior e são utilizadas tanto na clínica quanto no laboratório. Geralmente possuem um diâmetro de 2,35 mm e o comprimento é definido pelo ISO, seguido do número 1XX (por exemplo, ISO 103, ISO 104, ISO 105). Vale ressaltar que o comprimento varia de acordo com o tipo e o método de corte.

Brocas Odontlógicas PM

Classificação das brocas odontológicas pelo formato:

Outra forma de classificar as brocas seria pela forma da sua ponta. Conheça abaixo os principais tipos:

  • Broca Esférica
  • Carretel
  • Cônica
  • Cilíndrica
  • Pera
  • Roda
  • Ovo
  • Chama
  • Aneladas
  • Especiais

Para saber um pouco mais sobre a função de cada broca citada acima, clique aqui e acesso o site da American Burs.

Classificação das brocas odontológicas pelas cores:

Algumas brocas odontológicas possuem classificações por cores na sua haste, que variam de acordo com a sua granulometria: grossa, média, fina e extra fina.

  • Etiqueta Verde (Grossa): Corte rápido e agressivo;
  • Azul (Média): Escolhida para a maioria das situações clínicas;
  • Vermelha (Fina): Procedimentos mais delicados;
  • Amarela (Ultra Fina): Pré polimento em resinas, não realiza cortes.

Obs.: Existem diferentes cores para o mesmo tipo de broca esférica, pois é possível usá-las para a limpeza de cáries com sua granulação mais grossa ou para o polimento de contorno com a granulação mais fina.

Cores Brocas Odontológicas

Classificação pelo diâmetro da ponta:

A especificação do tamanho da cabeça da broca nos ajuda a diferenciar tamanhos nos mesmos modelos de formas. Por exemplo, a broca de esfera (ISO.001), podemos encontrar o menor tamanho ISO.009, que é ideal para trabalhos detalhados, como limpeza de pontos de cárie.

Conclusão:

Depois de analisar todos os diferentes tipos de classificações, já é possível identificar e analisar todos os números do ISO nas embalagens das brocas odontológicas.

Brocas Odontológicas

Por mais que haja variações entre as brocas odontológicas de cada fabricante, o princípio e o objetivo se mantém o mesmo. A escolha irá variar de acordo com o procedimento e com o gosto pessoal do dentista.

Na Dental Tiradentes você encontra todas essas brocas e muito mais! Acesse a nossa Loja Virtual.

Brocas Odontologicas

Posts relacionados

Deixe um comentário

Facebook
Instagram