Congresso Odontologia Congresso Odontologia

Congresso de Odontologia: Os 13 nacionais que você precisa conhecer

9 minutos para ler

Se você é dentista do tipo que está sempre em busca de descobrir o que há de novo no mercado, então, o Congresso de Odontologia é o lugar ideal para você!

Isso porque, esses eventos reúnem uma série de chances para o profissional da área fazer negócios, aprender novas técnicas e trocar ideias com outros dentistas. Parece uma boa oportunidade, não é mesmo?

Bem, sem dúvida, para quem deseja tudo isso e mais um pouco, de certo não pode deixar de perder essa chance e o que ele pode oferecer de melhor para sua carreira.

Quer saber um pouco mais sobre os melhores congressos no Brasil? Então, continue lendo esse conteúdo!

Confira quais são os melhores congressos de odontologia no Brasil

Congresso é um tipo de encontro feito para pessoas que trabalham em algumas áreas da odontologia e que estão em busca de saber o que há de novo no mercado.

Desse modo, os congressos são como uma forma bem eficaz para eles se manterem atualizados em relação à área de atuação, além de garantir outras vantagens.

Para quem ainda não sabe, o Brasil é uma das maiores referências quando o assunto é sediar grandes congressos de odontologia.Se você ainda não foi para algum congresso, saiba que essa é uma boa ideia caso você queira expandir os seus conhecimentos, técnicas e experiência no seu trabalho.

Isso porque, a ciência da área sempre se atualiza conforme os anos, com o objetivo de criar ou aprimorar as tecnologias usadas para tratar os problemas bucais.

Ou seja, é importante se atualizar e informar, para quem trabalha na área. Para que assim possam prestar um serviço de maior qualidade ao paciente.

Mas, além disso, a participação em um congresso também é ideal para aumentar networking e trocar ideias com outros profissionais.

De forma básica, congresso é um grande evento que atrai pessoas do mundo todo.

Se você está em busca de melhorar em sua área de atuação e conhecer coisas novas, então, esse evento é uma boa ideia. Para participar, basta acessar o site do evento e fazer a sua inscrição.

Assim sendo, ficou interessado? Confira a seguir um pouco mais sobre cada congresso!

1. CIOSP:

É provável que você já tenha ouvido falar, ao menos uma vez, sobre esse congresso.

O Congresso Internacional de Odontologia em São Paulo (CIOSP), sem dúvida, é um dos mais importantes da América Latina.

Esse evento reúne diversos profissionais e estudantes da área, tanto brasileiros quanto estrangeiros.

Para quem possui interesse na área de pesquisa, o CIOSP é um dos melhores cenários, pois há bastantes discussões sobre a prática clínica, reunindo diversos palestrantes brasileiros e estrangeiros.

Os temas são divididos por módulos científicos e são úteis para aqueles que atuam nessa área. Além disso, o evento tem uma grande feira comercial, onde vários produtos e materiais da área são expostos.

Para quem quer estar por dentro do que há de novo nesse mercado, essa é uma ótima chance.

O 39 CIOSP de 2021, deveria acontecer entre os dias 30 de março e 07 de abril, porém, devido a pandemia, o evento segue sem uma data definida.

Conheça um pouco mais sobre a história do maior congresso de odontologia do Brasil

CIOSP

2. CIORJ (Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro):

Assim como a CIOSP, o CIORJ é também um dos principais eventos da área no Brasil, esse evento é feito na capital fluminense em meados de julho, a cada 2 anos.

O evento reúne mais de mil horas de cursos, uma feira com cerca de 300 expositores e até mesmo 6 simpósios para as divulgações científicas.

3. SBDOF (Congresso Brasileiro de Dor Orofacial):

O SBDOF é feito pela Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, que retrata temas ligados as disfunções temporomandibulares e dores faciais.

Assim sendo, esse evento é o maior sobre esse tema.

Para quem atua na área e busca se informar e conhecer mais a respeito do tratamento de temporomandibular e dores faciais, então, esse é o lugar ideal!

4. Congresso Brasileiro de Periodontologia:

O Congresso Brasileiro de Periodontologia é feito pela Sociedade Brasileira de Periodontologia. Se você atua nessa área, então, esse evento é bom para você.

Isso porque, possui uma programação onde os profissionais apresentam os avanços tanto da periodontologia, quanto da implantodontia e até mesmo odontologia estética.

5. CBO (Congresso Brasileiro de Odontopediatria):

O CBO possui quase 30 edições do evento e é uma das maiores referências para quem atua nessa área.

O principal objetivo desse evento é levar um pouco mais de conhecimento sobre assistência integral e multidisciplinar para os participantes.

Desse modo, a programação desse evento costuma ser bem ampla, retratando assuntos como:

Dental Tiradentes
  • Conduta clínica;
  • Carreira academia;
  • Prevenção;
  • Hábitos alimentares;
  • Atendimento ao paciente;
  • Diagnóstico e tratamento;
  • Cárie precoce;
  • Ortodontia;
  • Ortopedia facial;
  • Dentre outros.

6. CIONN (Congresso Internacional de Odontologia Norte e Nordeste):

O CIONN é um projeto anual de integração da ciência, indústria, acadêmicos e profissionais da área que teve a sua primeira edição no ano de 2019.

Esse é um projeto anual de integração da ciência, indústria, acadêmicos e profissionais da área.

Sendo assim, o principal intuito desse evento é compartilhar novos conhecimentos, realizar negócios e trocar experiências.

Devido ao grande sucesso que foi o primeiro evento, uma nova edição já foi agendada para os dias 19, 20 e 21 de Agosto de 2021 no Centro de Eventos do Ceará.

CIONN

7. Congresso Internacional da ABOR:

Esse evento é promovido pela Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial que ao contrário da maioria dos outros congressos esse evento é realizado a cada dois anos.

O evento possui o principal objetivo de melhorar a qualificação dos profissionais para prestar um bom serviço ao paciente.

O evento reúne diversos estudantes e profissionais da área de todo o Brasil e até mesmo do exterior, sendo um dos principais eventos de ortodontia do Brasil.

A 13 edição do congresso já está programada para os dias 20 e 21 de Outubro de 2022, em Fortaleza (CE)

8. Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial:

O COBRAC é um evento que possui foco no que há de mais inovador dentro dessa área e possui vários palestrantes nacionais e internacionais.

O próximo evento estava agendado para esse ano, porém, foi cancelado e reagendado para ser realizado ano que vem, no período de 12 a 15 de junho, em Belém do Pará.

9. Congresso Internacional da SBOE:

O congresso é organizado por meio da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética que foi fundada por volta de 1996 e logo, tornou-se uma grande referência na área.

Isso porque, reúne diversos estudos, técnicas e materiais que são um dos mais promissores de harmonização orofacial e outros procedimentos mais complexos.

O evento conta com um programa científico intenso, assim como também reúne especialistas dos quatro cantos do mundo, além de fornecer tanto aulas práticas quanto teóricas.

10. Congresso Internacional APDESPbr:

Esse é o maior evento sobre prótese dentária e é organizado pela Associação dos Técnicos em Prótese Dentária, que possui bastante representativa na prótese odontológica no Brasil.

Assim sendo, esse congresso é realizado na cidade de São Paulo e é possível encontrar programação científica e exposição comercial.

Além de várias outras coisas interessantes para quem atua nessa área, como networking, negócios, compras, suporte e o que há de mais novo no mercado.

11. IN – Latin American Osseointegration Congress:

Esse evento é sobre a área de implantes e possui foco em novas tecnologias, inovações científicas e aprimoramento de práticas clínicas. Assim sendo, o principal objetivo é compartilhar conceitos, abordagens e opções de tratamentos para orientar os profissionais das áreas.

Além disso, o evento é bianual, ou seja, é feito só a cada dois anos, portanto, a sua última edição foi em meados de agosto de 2019 em São Paulo.

O encontro contou com mais de 5 mil inscritos de 27 estados do Brasil e 10 países diferentes.

A próxima edição do evento ainda não possui uma data definida, no entanto, já está confirmada e será por volta de setembro de 2021, contando com o professor Francisco Todescan como presidente.

12. Neodent Congress:

Quando o assunto é implantes dentários, a Neodent fica em 2° lugar.

Cerca de cinco atrás, realizou o seu primeiro evento que tinha foco na gestão tecnológica e implantodontia.

13. Reunião da SBPqO:

Se você gosta de pesquisas e estudos, então, não pode perder essa reunião!

A reunião da SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Odontologia) é o principal evento de pesquisa científica da área no Brasil.

Assim sendo, essas reuniões são feitas a cada ano em Campinas e reúne mais de 4000 participantes. Esse evento é ideal para quem quer estar por dentro sobre as principais pesquisas da área.

Além disso, os participantes também em podem apresentar os seus próprios estudos.

Conclusão

Em suma, há uma série de diferentes tipos de congressos e eventos brasileiros de odontologia, cada um focado em uma área específica.

Sem dúvida, esses eventos são ótimas chances de aprendizado para aqueles que querem descobrir novas técnicas, equipamentos e materiais.

Assim como também para quem deseja aprimorar as suas habilidades, fazer negócios ou até mesmo trocar experiências com outras pessoas.

Ou seja, esses eventos oferecem diversas experiências novas para o profissional expandir mais os conhecimentos, para que ele possa prestar um serviço cada vez melhor aos pacientes.

Todavia, antes de ir para algum congresso, é necessário pesquisar mais informações para saber se aquele evento pode agregar algum valor para sua especialidade, pois, há custos.

Por fim, você já foi para algum congresso? Ou pretende ir? Deixe o seu comentário!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse?

Para ficar bem informado sobre as novidades do universo da Odontologia, assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu e-mail.

Não te enviaremos Spam!

Dental Tiradentes
Posts relacionados

Um comentário em “Congresso de Odontologia: Os 13 nacionais que você precisa conhecer

Deixe um comentário

Facebook
Instagram