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Marketing Odontológico: 05 dicas para fazer em casa

7 minutos para ler

Dentro do marketing existem diversas formas de melhorar a presença online da sua clínica ou consultório, seja pela criação de conteúdo para as redes sociais ou até um estratégia complexa de captação de novos pacientes. O mais interessante disso tudo é que o marketing odontológico pode ser executado da sua casa.

O marketing possui um papel crucial para o sucesso do seu negócio, pois aumenta o seu posicionamento de mercado, ou seja, as pessoas vão conhecer melhor o seu consultório e consequentemente, sua agenda ficará mais lotada.

Portanto, selecionamos cinco ideias valiosas que você pode começar aplicar hoje mesmo. Vale ressaltar que elas podem ser usadas por profissionais que estão começando e para aqueles que estão no mercado a mais tempo.

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Como profissional da Odontologia, você deseja oferecer aos pacientes a melhor experiência possível atrelado a um serviço de qualidade. Para isso acontecer é necessário estar antenado nas novidades que surgem no setor, como um novo produto que facilita o procedimento ou até mesmo uma nova tecnologia que revoluciona o segmento.

Os cursos online de Odontologia continuada nunca foram tão populares e acessíveis. Existem desde cursos pagos até gratuitos, como perfis no Instagram, lives de professores e vídeos no Youtube. A vantagem do conteúdo online é a possibilidade de adapta-lo dentro de uma rotina corrida, por exemplo, entre a consulta dos pacientes ou depois do almoço.

Vale ressaltar que com o avanço da tecnologia novos produtos e tratamentos são lançados. Por isso, é essencial que os profissionais acompanhem diariamente esse movimento para saírem à frente de seus concorrentes e assim fidelizar o maior número de pacientes.

Na internet existem diferentes assuntos disponíveis, desde o atendimento clínico à melhor maneira de executar uma campanha de marketing odontológico nas redes sociais diretamente de casa. Portanto, use o seu tempo para assistir seminários online e concluir uma certificação, sem sair do sofá. Lembre-se: o melhor investimento é sempre em você!

Depois compartilhe seus novos conhecimentos e experiências com sua audiência, a fim de provar que está melhorando as suas habilidades para melhor atendê-los.

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Peça aos seus pacientes para deixarem um comentário

Os chamados “reviews” desempenham um papel importante para a captação de novos pacientes. Por exemplo, quando uma pessoa está procurando um novo dentista, o primeiro local a procurar são nos comentários do Google e depois o perfil dos profissionais nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Estudos mostram que um terço dos consumidores online dos Estados Unidos usam a internet diariamente para pesquisar empresas locais e deste montante 72% não tomam decisões antes de analisar a reputação da empresa na internet. Portanto, as revisões positivas são cruciais para o crescimento do seu consultório odontológico.

Como dentista, você já tem uma conexão e um relacionamento com seus pacientes que muitas empresas não têm, por esse motivo peça um feedback honesto e mostre aos seus pacientes que a opinião deles são importantes para melhorar o serviço no seu consultório. A chance de receber um comentário positivo é muito grande!

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Listamos três maneiras para você solicitar um revisão aos seus pacientes:

  • Envie para os seus pacientes mensagens pelo Whatsapp ou Email com um texto personalizado e um link para a área de comentários do seu consultório odontológico no Google.
    Um exemplo de texto: “Olá, [nome do paciente]! Aqui no {consultório odontológico}, realmente contamos com avaliações online para nos ajudar a saber como melhorar nossos serviços e ajudar as pessoas a nos encontrarem. Você vai nos ajudar deixando uma breve comentário? Aqui está um link que o levará diretamente à nossa página de revisões. Obrigado!”
  • Crie uma publicação no Facebook ou Instagram pedindo um feedback dos seus pacientes. Para dar um toque pessoal, tire uma foto sua segurando uma placa pedindo para que os seguidores deixem comentários na publicação.
  • As chamadas telefônicas parecem uma forma desatualizada de comunicação, no entanto, ligar para seus pacientes permite que você se conecte em um nível pessoal. Peça feedbacks e ao final da conversa pergunte se o paciente se incomodaria de escrever esse comentário no Google.

Trabalhe o relacionamento com os seus pacientes

As mensagens pelo Whatsapp e o disparo de e-mails são itens essenciais na estratégia do marketing odontológico para começar a fazer em casa, a intenção é criar relacionamento com os clientes e depois fidelizá-los. As mensagens mantêm seus pacientes familiarizados com a sua equipe, atualizados sobre as promoções e incentivam a indicação do consultório odontológico para amigos e familiares.

Se ainda não utiliza esta estratégia de maneira consistente, com certeza está perdendo algumas oportunidades de marketing significativas. No entanto, pensar em ideias de mensagens informativas pode ser um desafio, mas não pense demais! A dica é sempre manter a sua newsletter útil e divertida. 

Selecionamos algumas ideias de mensagens:

  • Aposte no conteúdo! Por exemplo, dê dicas sobre como ter e manter um sorriso saudável.
  • Fale sobre novos produtos e tratamentos.
  • Anuncie novas ofertas e condições especiais
  • Fale sobre casos de outros pacientes
  • Anuncie novas promoções. Vocês oferecem clareamento dos dentes? Você está promovendo limpezas para novos pacientes?

Atualize seu site, redes sociais e listas de pesquisa

Utilizar o marketing odontológico para atrair mais pacientes para o seu consultório exige uma estratégia conjunta de vários canais de comunicação. Por isso, é necessário reservar algum tempo para visualizar e analisar se todas as informações do seu negócio estão corretas em todas os canais de comunicação. 

Vale ressaltar que existem diversas formas de você atrair pacientes: Site, Google, Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, Twitter e Youtube.

Existem alguns fatores que podem estar impedindo as pessoas de te encontrarem, por isso, listamos algumas ações que você pode fazer para melhorar a sua visibilidade online:

  • Verifique se o endereço, número de telefone e site do seu consultório odontológico está consistente em todos os canais de comunicação
  • Dentro do site coloque links de todas as redes sociais, a fim de criar um relacionamento mais próximo com o paciente.
  • Poste novas fotos do espaço físico, dos paciente e dos membros da sua equipe.
  • Atualize a foto de capa do Facebook e Linkedin.
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Crie um calendário de postagem

Um calendário de postagem para  mídias sociais é fundamental para toda a estratégia de marketing odontológico e pode ser realizado em casa. Parece ser um grande compromisso no começo, mas no futuro você vai agradecer ter tido essa inciativa.

O calendário editorial pode ser tão simples quanto complexo, o que vai definir isto é a necessidade da sua marca, por isso, comece com o básico e depois vá evoluindo à medida que o tempo passar.

A principal característica do calendário é uma possibilidade de garantir a consistência das publicações e ajuda a controlar o fluxo de informação e os processos de avaliação de resultados.

As quatro etapas primordiais para implantar um calendário bem estruturado são:

  • Descubra que tipo de conteúdo repercute.
  • Decida a frequência das postagens.
  • Busque conteúdos de qualidade para repostar.
  • Preencher o calendário com o tipo de postagem, o dia e o horário.

Temos uma postagem no blog com 16 sugestões de post odontológicos para as suas redes sociais.

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