Posts Odontológicos: 16 ideias para as suas redes sociais

6 minutos para ler

As redes sociais são uma das ferramentas mais poderosas da atualidade, mas somente se você se comprometer com ela. Um perfil bonito esteticamente e posts odontológicos relevantes para a sua audiência são extremamente valiosos para elevar o patamar da seu consultório odontológico.

Para entender um pouco sobre o poder das redes sociais, confira sobre o que é possível fazer por lá:

  • Compartilhar informações valiosas com atuais e potenciais pacientes;
  • Educar os pacientes sobre novas tecnologias / serviços;
  • Compartilhar dicas e fatos interessantes;
  • Compartilhar informações divertidas sobre você ou sobre a sua equipe;
  • Discutir sobre as últimas tendências do mercado odontológico;

Vale ressaltar que as suas redes sociais são uns dos primeiros itens que potenciais clientes veem ao pesquisar informações online.

No entanto, antes de criar os posts odontológicos é preciso ter uma coisa em mente: Criar valor para a sua audiência.

Você poderia criar postagens sobre o quanto você ama seus animais de estimação, mas isso  gera algum benefício para seus possíveis pacientes? Esse conteúdo agrega valor à vida paciente? A resposta é não.

Se tudo o que você faz é escrever sobre seu cachorro, seus pacientes não vão ler seu conteúdo.

A questão é fornecer constantemente e consistentemente informações extremamente valiosas ao leitor, além de facilitar a leitura, o acompanhamento e a implementação.

Separamos algumas ideias de posts odontológicos para você alimentar as suas redes sociais

16 ideias de posts odontológicos:

Posts Odontológicos: Redes Sociais

Estudo de caso:

Nada melhor para atrair mais pacientes do que mostrar alguns resultados finais dos seus procedimentos. Um post simples mostrando o antes e  depois é uma maneira brilhante de mostrar e divulgar seu trabalho nas redes sociais.

Escolha da semana:

É uma maneira eficaz de produzir conteúdo semanalmente. Sua escolha da semana pode ser uma explicação suscinta e valiosa de uma nova ferramenta dental, escova de dentes, enxaguante bucal, especialista do setor ou talvez até escolha de um paciente da semana!

Problema:

Encontre um problema (uma condição dental) que possa afetar diretamente o seu público e faça uma postagem. Você pode fornecer ao seu público informações valiosas e certeiras, por exemplo, sobre como amenizar os sintomas de uma dor de dente.

Definição:

Você pode saber a diferença entre os principais termos da odontologia, mas seus pacientes em potencial não. Um simples post que define alguma terminologia dental pode responder à pergunta de algum paciente e gerar engajamento. 

Série:

Procure por conteúdos que poderá dividir em temas ou em tópicos para criar uma série de postagens que você pode liberar dia a dia, ou semana a semana. Por exemplo, posts que desmitificam alguns fatos sobre dentistas ou sobre a odontologia em geral.

Dicas:

Faça diversos posts dando dicas valiosas sobre como fazer algo ou sobre o mundo da odontologia. Por exemplo, dicas de como escolher o tipo de escova de dente ideal ou como identificar quando a escova precisa ser trocada.

Posts Odontológicos: Dicas

Tutorial:

Mostre aos seus pacientes passo a passo de como realizar algo, por exemplo, como realizar a escovação de forma correta e etc… Seria extremamente interessante se este post fosse um vídeo.

Educacional:

Compartilhe informações interessantes e valiosas com a sua audiência! Mostre algo que você descobriu através de suas pesquisas ou de algo que leu de terceiros. Vale lembrar que se for uma pesquisa de terceiros, inclua sua opinião e peça a opinião dos seus seguidores, a fim de aumentar o envolvimento com o seu perfil.

Dental Tiradentes

Checklist:

As pessoas se sentem bem quando conseguem completar uma lista de tarefas. Portanto, crie uma checklist, por exemplo, sobre  “Higiene Dental” e desafie o seu público a cumprir todos os requisitos da lista por pelo menos uma semana.

Obs.: Certifique-se de que um desses itens seja agendar sua próxima consulta no seu consultório odontológico.

Entrevista:

Você ficaria surpreso com o quão fácil é conseguir alguém para lhe dar uma entrevista. Tudo o que você precisa  é fazer algumas perguntas e registrar as respostas!

Se você conhece um especialista em alguma área específica da odontologia, envie-lhe um e-mail para perguntar se seria possível  agendar uma ligação de 5 minutos para discutir sobre um assunto. 

Outra alternativa, seria convidar um paciente de longa data para falar sobre um procedimento bem-sucedido que foi realizado dentro do seu consultório odontológico.

Revisão:

Uma adaptação esclarecedora do post “escolha da semana”. Reserve um tempo para revisar minuciosamente um novo produto no mercado ou um novo procedimento odontológico, a fim de compartilhar isso com os seus seguidores.

Memes:

Os memes estão em toda parte e possuem um alto poder de engajamento. Por isso, passe cinco minutos por dia procurando por alguns memes leves sobre dentistas, dentes ou odontologia, com o intuito de entreter os seus seguidores. 

Datas Comemorativas:

Faça posts desejando um feliz feriado para todos os seus pacientes. Se você estiver trabalhando, diga aos seus pacientes que, se precisarem de alguma coisa, você está aberto.

Bastidores:

Ótimo lugar para criar conteúdos ricos na forma de vídeos e fotos. Dê aos seus leitores uma visão do que acontece nos bastidores do seu consultório odontológico.

Atualização do consultório:

Algo está mudando na sua empresa? Um novo membro da equipe, horário de fim de semana, números de telefone, reforma da sala de espera, mais vagas de estacionamento?! Nesse caso crie um post e deixe as pessoas interagirem.

Perguntas frequentes:

Gaste um tempinho procurando na internet sobre quais são as perguntas mais comuns feitas pelos pacientes. Compile-os em um post com suas respectivas respostas e pronto! 

Conclusão:

Se tudo isso parecer um pouco assustador ou muito difícil de ser aplicado, lembre-se de que o Instagram sempre aumenta a entregabilidade daquelas postagens que possuem mais engajamento e daqueles perfis que postam com consistência.

Então não tente fazer aquela postagem perfeita. Lembre-se, feito é melhor que perfeito.  

Tente diversificar ao máximo os tipos de postagens para tentar engajar as pessoas de formas diferentes, já que todo mundo que entra no consultório odontológico tem necessidades dentárias diferentes, o mesmo vale para as pessoas que seguem o seu perfil.

Agora que já tem as ideias para seus posts odontológicos é  hora de se comprometer a planejar uma estratégia, para engajar os seus potenciais clientes no Instagram.

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