Resina Nano-Hiíbrica Resina Nano-Hiíbrica

Resinas Nano-híbridas: conheça esse material restaurador universal

4 minutos para ler

Entre os aperfeiçoamentos desenvolvidos na área, destacam-se as resinas nano-híbridas, as quais oferecem diversas vantagens em relação aos materiais convencionais. Para ajudá-lo a entender melhor a composição e os benefícios dessas resinas, preparamos um artigo especial sobre o tema. Tire suas principais dúvidas a partir de agora.

As resinas compostas são, sem dúvidas, um dos materiais restauradores mais importantes utilizados na Odontologia. Logo, o aprimoramento na composição dessa substância é de extrema importância e novas tecnologias têm surgido para melhorar sua usabilidade nas especialidades odontológicas.

Resinas Compostas

As resinas compostas são materiais restauradores constituídos por três elementos principais: matriz orgânica, partículas de carga e agente de união. Os monômeros da matriz orgânica, após serem ativados, sofrem um processo de polimerização, conferindo à resina a resistência adequada para seu uso.

As partículas de carga, por sua vez, são importantes na composição das resinas compostas por diminuírem a contração do material após a polimerização e otimizarem características como resistência mecânica, radiopacidade, textura e coeficiente de expansão.

De acordo com o tamanho de suas partículas inorgânicas, a resina composta pode ser classificada como: resina macroparticulada, resina microparticulada, resina nanoparticulada ou resina híbrida.

Resina Macroparticulada

As resinas macroparticuladas ou convencionais possuem partículas de carga com tamanho entre 15 e 100 micrômetros. Apresentam difícil polimento, maior tendência a desgaste da matriz resinosa, maior suscetibilidade de manchamento e baixo coeficiente de expansão.

Resina Microparticulada

As resinas microparticuladas são compostas por partículas com tamanho médio de 0,04 micrômetro. Suas características são alto coeficiente de expansão térmica, alta contração da polimerização e sorção de água e baixa resistência mecânica.

Resina Nanoparticulada

As resinas nanoparticuladas são formadas por partículas de carga com tamanho entre 20 e 75 nanômetros. Proporcionam elevada manutenção do polimento superficial quando comparadas às demais resinas.

Resina Híbrida

As resinas híbridas possuem, em sua composição, partículas de tamanhos diferentes. Podem ser subdivididas em resinas micro-híbridas e resinas nano-híbridas, de acordo com o tamanho médio das partículas de carga presentes.

Dental Tiradentes

O que são as resinas nano-híbridas?

As resinas nano-híbridas são resinas compostas formadas por nanopartículas misturadas à micropartículas de carga, formando um conjunto com tamanho médio entre 0,6 e 0,8 micrômetro. 

Esse material foi introduzido no mercado com o objetivo de otimizar o volume de carga devido ao menor tamanho das partículas. Dessa forma, as resinas nano-híbridas são capazes de aliar ótimas propriedades mecânicas a um acabamento estético aperfeiçoado, podendo ser utilizadas com excelência em uma ampla gama de procedimentos odontológicos.

Quais são as principais vantagens das resinas nano-híbridas?

As resinas nano-híbridas oferecem diversas vantagens ao trabalho do profissional dentista. Por possuírem uma proporção intermediária de partículas inorgânicas, são menos suscetíveis à contração da polimerização do que as resinas microparticuladas. Logo, ao utilizar esse material nas restaurações, há menor ocorrência de infiltrações e um consequente aumento da longevidade do procedimento.

Além disso, as resinas apresentam ótima resistência mecânica, com menor desgaste diante da mastigação. Esse material também possui características satisfatórias de lisura após o polimento e menor suscetibilidade a manchamento superficial.

Devido ao tamanho das nanopartículas, menor que o comprimento da luz visível, as resinas nano-híbridas também proporcionam um acabamento esteticamente superior às restaurações.

Quais são as principais indicações das resinas nano-híbridas?

As resinas são compostos universais, podendo ser utilizadas para restaurações em dentes posteriores e anteriores. Essa versatilidade deve-se à alta resistência mecânica do composto e seus atributos estéticos.

Por possuírem ótimas propriedades mecânicas, essas resinas compostas também são excelentes para restauração de pacientes com bruxismo ou outras condições que requeiram materiais mais resistentes ao desgaste.

Nesse artigo, abordamos as diversas vantagens que as resinas nano-híbridas proporcionam na prática odontológica. Por apresentar micro e nanopartículas, esse material associa excelentes propriedades físicas e mecânicas, polimento mais rápido e durável e ótimo acabamento estético.

Caso queira saber mais sobre esse tema, entre em contato conosco. Confira também nossa seleção especial de resinas nano-híbridas para seu consultório.

Dental Tiradentes
Posts relacionados

Um comentário em “Resinas Nano-híbridas: conheça esse material restaurador universal

Deixe um comentário

Facebook
Instagram